Pouco mais de seis meses depois da repercussão da campanha de Bettina, Empiricus produz um vídeo de desculpas e apresenta evolução de departamento de compliance.
Se você estava navegando na internet em março de 2019 provavelmente se deparou com um anúncio de um minuto de Bettina Rudolph. No comercial, a copywriter dizia ter transformado um investimento inicial de mil reais em mais de um milhão em três anos seguindo os conselhos financeiros da Empiricus.
O caso logo se espalhou e tomou grandes proporções, tanto que os órgãos reguladores interviram. O Procon aplicou algumas sanções à empresa como multas pelo exagero da campanha, o Conar pediu a retirada de vídeo e de outros cinco e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) aproveitou-se do caso para desenvolver orientações acerca da publicidade dos veículos de análise financeira.
As desculpas
Seis meses depois a marca lança mais uma campanha, só que desta vez para pedir desculpas pelo erro. Nele, Bettina fala no primeiro anúncio não conseguiu mostrar quem realmente é, pelo contrário foi passada uma mensagem equivocada de que sua evolução patrimonial aconteceu de maneira rápida ou fácil. Ela fala que não foi essa a intenção, pede sinceras desculpas e afirma que no vídeo deveria ter ficado claro os outros aportes feitos no meio do caminho.
Segundo a copywriter, ainda que tenha começado com mais de mil reais e que tenha atingido uma quantia superior a um milhão de reais – como de fato aconteceu, não foi apenas um único investimento o responsável pela evolução do seu patrimônio. “Eu falei isso naquela campanha, mais de uma vez”, ressalta Bettina completando que a realização de outros aportes deveria ter ficado mais claro na versão do anúncio viralizado.
A colaboradora da Empiricus ainda esclarece que nem ela, nem a empresa lucraram com a exposição, uma vez que o objetivo era divulgar um curso grátis online para novos investidores. Nele, o público poderia entender mais sobre o mercado financeiro e se posicionar frente a ele.
Compliance
Mais do que um pedido de desculpas, a Empiricus aperfeiçoou seus processos, tornando seu controle mais rígido, trouxe nomes ainda mais técnicos para compor sua equipe de pesquisa financeira e se mostrou mais próxima das entidades reguladoras. Tudo isso para desenvolver seu compliance e torná-lo referência para o mercado editorial e de capitais do país.
Compliance é o departamento designado a tornar as atividades da empresa legais, ou seja, em conformidade com a legislação vigente e demais normas dos reguladores. Atualmente, nenhuma companhia que atua com análise financeira no Brasil possui um compliance tão bem estruturado quanto o da Empiricus.
Além disso, desenvolveu mensagens de alerta em suas peças publicitárias e relatórios, uma das orientações da CVM. Agora, o material publicitário da marca conta com alertas de riscos sobre as operações financeiras, uma referência para outros players do mercado.
São ações concretas que evidenciam a preocupação da marca em se manter confiável para seus mais de 360 mil assinantes.