O emprego da tecnologia móvel tem permitido com que os usuários de diversas entidades solicitem serviços por meio de aplicativos. O mesmo tem ocorrido em relação ao INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), especialmente no que se refere à revisão de aposentadorias, um serviço que agora pode ser acessado sem que haja a necessidade de comparecimento a uma agência do órgão.
Assim que baixar o aplicativo, o usuário terá um recurso em que sua documentação poderá ser enviada de maneira digital. Batizada de “Meu INSS”, a ferramenta possibilita, com algumas exceções, que as pessoas sejam atendidas, caso precisem de outros serviços da instituição. Em razão do fechamento massivo das agências, o que se estenderá até o dia 30 de abril de 2020, o recurso é visto como saída para quem precisa dar entrada em algum tipo de benefício.
O órgão em questão anunciou que seus colaboradores atuarão em uma nova modalidade de trabalho. Conhecido como “home office”, o novo regime foi adotado logo após o fechamento das agências físicas. Representantes da instituição também deixaram claro que os profissionais deverão cumprir metas de performance, de maneira que os atendimentos se tornem mais ágeis para os usuários.
As perícias médicas, que são um procedimento necessário aos usuários que solicitam o BPC (Benefício de Prestação Continuado), foram suspensas pelo órgão. Desse modo, ao requerer o ingresso no benefício, o usuário deverá fazê-lo por meio do aplicativo. A avaliação médica passará a ter como única base as informações contidas no atestado emitido pelo médico do trabalhador requerente. O mesmo se processará em relação às pessoas que precisarem de algum tipo de renovação.
Vale ressaltar que alguns serviços ainda estão em fase de habilitação por parte da instituição. Além disso, é possível desfrutar do atendimento à distância também por meio do portal do órgão, bem como pelo telefone 135. Recomenda-se, contudo, que as pessoas tenham em mãos documentos como CPF e RG, uma vez que é preciso fornecer informações a fim de que um cadastro seja efetuado. Notícias sobre a instituição dão conta de que ao longo do mês de abril novas informações serão emitidas por representantes do INSS, sobretudo em relação aos trâmites envolvendo os serviços ainda em fase de habilitação.
Saiba mais: