Em dias onde a pandemia de covid-19 já fez a maioria das pessoas se adaptarem a um cenário de restrições e convívio social, deixar de comer em restaurante e comer uma refeição caseira tornou-se quase que a única opção. Mas em muitos lugares os serviços de entrega especializados em pratos prontos tiveram um aumento na demanda de pedidos e estão lucrando mais durante a pandemia. De acordo com a Deliveroo, uma empresa de entrega de comidas com sede em vários países, como a Bélgica, Reino Unido, Holanda, Espanha, Austrália, Emirados Árabes, Itália, dentre outros, Hong Kong deu um grande salto nos pedidos online de comida vegana.
As notícias sobre o aumento da demanda de negócios da Deliveroo em Hong Kong apontam o maior interesse das pessoas pelas opções de comida vegan. Hong Kong é um dos países onde a empresa atua com bastante força e possui um grande público utilizador do serviço de entrega. No levantamento mais recente divulgado pela empresa no final de maio de 2020, houve um aumento de 104% no número dos pedidos das opções veganas.
De acordo com os responsáveis pela empresa de entrega, o aumento da demanda gerou a necessidade de mais parcerias com os restaurantes veganos em Hong Kong, saltando de 80 parcerias antes da pandemia, para 266 parcerias até o final do mês de maio deste ano. Esse aumento é equivalente a 186 novas parcerias com fornecedores de comida vegana, algo que deixa claro o crescimento exponencial do mercado de comida vegana no país.
Grande parte dos restaurantes indicados aos veganos estão concentrados na região sudeste da China, próximos ao Distrito Central do país. Já não há dúvidas de que os habitantes de Hong Kong estão cada vez mais em busca de comida vegana ao verificarmos a curva de crescimento no consumo ao longo dos últimos 12 meses”, explica o gerente da Deliveroo em Hong Kong, Brian Lo.
Além do trabalho de conscientização que vem ocorrendo nos últimos anos por especialistas em diversas áreas sobre os impactos nocivos do consumo de ingredientes de origem animal na alimentação humana, na Ásia existe um aplicativo em atividade que remunera consumidores que optarem por pedidos de pratos veganos. O Pay-a-Vegan é um app simples, que após o cadastro do usuário ele irá remunerar o consumidor com US$ 1 por cada pedido de comida vegana realizado.