De acordo com as notícias publicadas no final de agosto, dia 29, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada do país é, atualmente (considerado o dia 1º de julho de 2024 como data de referência) de 212,6 milhões de habitantes.
Do total de 5.570 municípios brasileiros, 15 possuem mais de 1 milhão de pessoas, dos quais 13 são capitais, informou, também, o IBGE. Essas 15 cidades abrigam, por sua vez, em torno de 42,7 milhões de habitantes, o que representa cerca de 20,1% da população brasileira. A capital paulista São Paulo continua sendo a cidade mais populosa do Brasil, com 11,9 milhões de residentes. Depois, aparecem na lista dos cinco municípios mais populosos do país:
- Rio de Janeiro (RJ), com cerca de 6,7 milhões de habitantes;
- Brasília, com cerca de 3 milhões de pessoas;
- Fortaleza (CE), com cerca de 2,6 milhões de moradores; e
- Salvador (BA), também com cerca de 2,6 milhões de habitantes.
Guarulhos e Campinas, ambas cidades do estado de São Paulo, são as únicas que não são capitais brasileiras e que aparecem na lista dos 15 municípios mais populosos do Brasil. Guarulhos ocupa o 13º lugar nesse ranking, com cerca de 1,3 milhão de habitantes; e Campinas aparece logo atrás, em 14ª posição, contabilizando em torno de 1,2 milhão de residentes. “Eles também são os municípios mais populosos entre os 26 municípios com mais de 500 mil habitantes que não são capitais. São Gonçalo (RJ) é o terceiro, com 961 mil”, destacou, ainda, o IBGE.
“Na parte de baixo da lista, 26 municípios têm menos de 1.500 habitantes. Serra da Saudade (MG) é o menos populoso, com 854. Anhanguera (GO) e Borá (SP), com 921 e 928, completam a lista de municípios com menos de mil habitantes”, acrescentou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A reportagem completa publicada pela Agência de Notícias IBGE traz esses e demais destaques sobre o tema.