As grandes quantidades de ferramentas usadas no marketing digital tornam possíveis diversas estratégias e ações. Quando trabalhadas de forma conjuntas resolve os problemas de muitas empresas.
As otimizações utilizadas por empresários tornam os negócios mais suscetíveis a melhoras. Quando alguma notícia ou abordagem é considerada importante por mecanismos de pesquisas, a melhora no tráfego é certa.
Você já deve ter notado que, assim como ocorre no SEO, o CRO tem o objetivo de otimizar algo, mas afinal, qual a otimização feita?
Ela é baseada na relação que a empresa tem com o cliente. Otimizar para sites de buscas é importante, mas após isso é fundamental que seu site seja atrativo para seus consumidores. O objetivo do SEO é melhorar a quantidade de pessoas engajadas em seu estabelecimento. A partir de melhoras no conteúdo, de performance melhores de carregamento do site em aparelhos mobile, ou ainda com um aproveitamento maior do espaço de sua página na web.
Então sim, é uma forma de otimizar muito válida, porém não são todas as pessoas que estão dispostas a trabalhar ela. É claro, é de conhecimento prévio de todos os empresários que essa ferramenta ajuda na obtenção de leads mais qualificados, mas muitos focam na atividade SEO, isso era mais gritante na década passada, onde muitas pessoas encontravam lugar de destaque utilizando um número de palavras-chaves enorme.
As mensagens precisavam ser convidativas, as pessoas precisavam sentir mais empatia, por isso tanto esforço para chamar atenção e consolidar sua marca.
Falando em consolidar sua marca no mercado, é importante saber que o CRO trabalha bastante para que seus negócios estejam bem alinhados com as exigências dos consumidores e dos mecanismos de buscas, fazendo uma espécie de parceria com o SEO.
É possível ter SEO sem CRO, mas é claramente impossível usar a otimização de conversões sem utilizar SEO, afinal, caso isso acontecesse, você nunca teria lugar nos mecanismos de buscas.