Vender é importante para todo empresário. É fundamental que o dinheiro circule, contudo, em alguns casos, a utilização da publicidade se sobrepõe.
Pense da seguinte maneira: existem pessoas interessadas em seus produtos, pessoas interessadas em seu conteúdo e algumas que estão confusas se realmente aquilo satisfaz algumas das suas necessidades.
Uma forma de ver como esse pensamento funciona é a partir de um dos mecanismos mais usados por profissionais de marketing. Falo do Funil de Vendas.
O objetivo dessa estratégia é utilizar um modelo de funil para averiguar quais são os tipos de pessoas mais propensas a comprar em seus negócios. O fundo do funil representa esses usuários, o meio as pessoas ainda confusas, e o topo aqueles que buscam o conteúdo e que sentiram alguma necessidade.
Falando de cada um e, começando pelo topo, a etapa da criação de ações que engajem diferentes tipos de leads em seus produtos é muito abrangente, é a primeira visão que muitos terão de seu site. É importante causar boa impressão. De maneira geral e ideal, é nessa etapa que o comprador é definido.
A segunda etapa é a parte de consolidação da venda. O usuário sabe que tem um problema, porém pode ou não optar por sua empresa para resolve-lo. E, pode ser que você se sinta lesado por apresentar a solução para o problema de alguém que não irá comprar de você. Por isso a estratégia é tão importante.
Chegando na última etapa, a venda fica apenas por parte de um esforço, o fundo do funil é algo bastante relevante, é o percurso final do investimento, ali que você tem a venda.
Não se engane, pessoas podem estar no topo do funil de vendas e optarem por comprar um produto, da mesma forma que uma pessoa que foi levada até a última etapa, simplesmente pode desistir de comprar. Isso traduz ainda mais o mercado empresarial atual. É muito inconsistente a vontade do consumidor, visto que, a quantidade de produtos é enorme.